Balaiada


A famosa Balaiada foi uma revolta popular que ocorreu em 1838 até 1841 no estado do Maranhão.

A população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos.

Vamos começar pelo começo a famosa Balaiada ganhou esse nome pois, Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira.

Agora vem um fato de extrema importância quem era Manuel Francisco dos Anjos Ferreira? Julgo, Balaio. Ele foi um importante fabricante de balaios na verdade se tornou importante mais pelo que fez do que por sua profissão, ele fora vítima da violência policial, algo acima do abuso de poder que conhecemos, desconhecido chega a nós, mas talvez acima de todas as épocas mais que a própria ditadura militar, ninguém parava os tais policias e balaio teve umas de suas filhas violentada, ele lutou denuncio e sem que houvesse punição nenhuma, nem mesmo restrições, cresceu um desejo de vingança, e ele se tornou um vingador sanguinário e feroz formou um grupo e com seu bando, aterrorizou o interior maranhense.

Podemos dizer que o estopim da revolta foi a prisão de um homem comum que era irmão de um home poderoso da época seu irmão era um vaqueiro conhecido como Raimundo Gomes, o homem acusado por vários crimes pelas autoridades da maranhenses foi preso e no dia  13 de dezembro de 1838, Raimundo Gomes, com mais alguns homens, invadiu o edifício da cadeia pública da povoação e libertou-o, reforçando seu grupo com mais os prisioneiros soltos e mais soldados encarregados da segurança policial da Vila, que talvez por medo ou por propostas melhores trocaram de lado.

Após os atos ousados os rebeldes conseguiram apoios de diversas pessoas, e de outros revoltos que se inspiraram em seus atos.

O grupo revolto atacou saque-o e destruiu fazendas, até chegar a Vila de Caxias, que com coragem resisti-o a Raimundo Gomes e os rebeldes, foram mais de quarenta dias de luta, com ajuda de mulheres e crianças.

No comando de João Paulo Dias depois de tanta lutar não havia mais o que fazer resolveu contar com uma nova tática e o capitão militar famoso Sabino simulou haver aderido a revolta,  e no momento em que os balaios descaçaram recontra tacaram desestabilizando os balaios e os fazendo bater em retirada.

Assim pediram a rendição dos balaios e desorganizados e sem alguns de seus lideres como balaio que morreu em combate acabaram aderindo a repressão.

O  fim

Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se entregou as tropas oficiais.

Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios. Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.

Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.

Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta.





Comentários

Postagens mais visitadas