Contestado

Para todos sem exceção, existe um passado, alguns grandiosos, outros tantos temidos, alguns que nós condenam e outros tanto que nos enriquecem.

O contestado foi uma disputa do passado catarinense, que faz jus a todo esse passado, triste e grandioso.

Todos temos uma especialidade a minha seria esse fato, a revolta do contestado nos anos de 1912 a 1916.

Entre a briga da Santa Catariana e Paraná para decidir suas marcações territoriais, vem uma estrada de ferro Rio Grande São Paulo a construção é dada para uma empresa dos Estados Unidos e junto com o direito de construir são dados grandes lotes de terra, o grande problema é que existiam pessoas morando nessas terras, e a empresa ganha autorização do governo federal para restirar essas pessoas.

Os estados mais preocupados em brigar entre si, não se importam com isso só visando o lucro que a estrada iria trazer, e o povo simples houve a voz de um profeta, dois, três..., isso mesmo o querido João Maria, que na verdade eram dois em distintas épocas, e depois um terceiro José Maria aparece e esse se junta a situação, fugido do Paraná acusado de abuso de uma adolescente se junta aos jagunços e pronto, algumas armas simples, facões de madeira e muita coragem, se inicia uma revolta.

Claro um bom governo aliviaria essas marcas daria uma bonificação ao povo, ajudaria a conter essas pessoas sofridas e trabalhadoras, um bom governo o nosso preferi-o, matar quase 10.000 pessoas simples, a guerras são divididas em três fazes digo sempre.

A primeira que é sonhadora, a segunda onde massacre de crianças mulheres e homens por metralhadora faz com que o povo simples tome ódio e a terceira que se torna uma bagunça que mata.

Simples sim, simples não, o avião usado a primeira vez pelo exercito brasileiro, um desastre monumental, a divisão da terras dois estados pela metade, e estrada essa bem, claro né, construída e o povo esse esquecido.

Do Autor:

Uma vez João Maria o verdadeiro, que curou o povo, aconselhou, disse que dias tristes viriam, e que haveria muito chapéu, para poucas cabeças, anos antes da guerra, e meu amigo quando é que isso não ocorre.

Lutar pelo nosso direito, é um dever somamos entre civis e soldados e rebelados mais de 20.000 mortos lutar pelos nossos direitos as vezes é difícil. 


Comentários

Postagens mais visitadas